quarta-feira, 25 de julho de 2012

Meu paraiso

O Nordeste é uma região privilegiada com um extenso litoral, sol em abundância e ventos generosos, especialmente os alísios, no período de agosto a dezembro. Esse fenômeno é provocado pelo deslocamento de massas de ar quente das zonas tropicais de alta pressão para as zonas de baixa pressão no Equador, chamada Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Nesses meses o vento costuma soprar mais forte, chegando a incríveis 25,6 nós.  Isso inclui o Piauí no cenário ideal para a prática de esporte náuticos, especialmente o kite surf, responsável por inserir o nosso litoral no circuito mundial desse eporte.



quinta-feira, 5 de julho de 2012

Habilitação Náutica

Habilitação Náutica
Considerando o sucesso no exame de Mestre Amador, resolvi dar continuidade aos estudos para etapa seguinte: Capitão Amador.

Preparação dos strips

Serviço terceirizado de marcenaria
Face às dificuldades em adquirir Cedro no mercado regional, tive que atrasar o cronograma de execução da obra (calma... não é obra pública!) . O pouco dessa madeira que consegui já foi trasnformada em strip. Como não posso perder tempo "garimpando" essa madeira tão cara e rara, partirei para um material alternativo, como o louro-cedro, muito utilizada na construção naval, além de ser abundante no comércio. Minha maior preocupação era saber se a mesma se adequava às exigências do projeto; após algumas pesquisas constatei que nenhuma madeira se enquadra integralmente nessas exigências, portanto, vou de louro-cedro, por possuir maior semelhança com as recomendadas.